a black and white photo of a white wall

Quem sou eu e o que faço?

Olá!
Sou Vivian Lopes, médica pela Universidade Federal de Viçosa, Cirurgiã Geral pela Santa Casa de Juiz de Fora e Coloprocotogista pela Santa Casa de Belo Horizonte. A coloproctologia é uma subespecialidade cirúrgica voltada para diagnóstico e tratamento das principais doenças do cólon (intestino grosso), reto e ânus. Minha experiência inclui desde a prevenção de câncer de intestino e reto (câncer colorretal), passando pela investigação por exames (colonoscopia, anuscopia, retossigmoidoscopia) até o tratamento clínico e cirúrgico, tanto de doenças benignas (constipação, diarreia, doenças inflamatórias intestinais, hemorroidas, fissura, fístula anal, entre outras) e malignas (câncer de canal anal e câncer de intestino), além de doenças infecciosas/sexualmente transmissíveis que também podem se manifestar nessas regiões.
Minha abordagem visa, além de proporcionar um adequado tratamento com o máximo de evidência científica, trazer também o máximo de conforto ao paciente durante a consulta e exame físico, e promover informações claras e consistentes sobre o(s) diagnóstico(s), de forma que o paciente saia da consulta com o máximo de suas dúvidas sanadas e esclarecido quanto ao seu quadro de saúde.
Agende sua consulta!

a close up of a flower with a sky background

Minha Experiência

Sou formada em Medicina pela Universidade Federal de Viçosa - (2012-2017), onde com muito orgulho comecei minha trajetória.

Fiz residência em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (2018-2020), onde tive o privilégio de participar do 2º maior serviço de transplante renal do estado!

Depois, fiz residência em Coloproctologia pela Santa Casa de Belo Horizonte (2021-2023), serviço com um dos maiores volume de cirurgias colorretais oncológicas de Minas Gerais.

Após concluir minha formação, atuei como cirurgiã e coloproctologista em hospitais de referência como a Rede MaterDei de Saúde e o Hospital Vila da Serra.

Tive o privilégio de ser Professora e Preceptora de Clínica Cirúrgica na Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e na UniBH

Em 2025, decidi retornar para minha cidade Natal para estar perto da minha família, iniciando minhas atividades no Hospital Márcio Cunha e no Núcleo Digestivo